Mau Hálito
O mau hálito é um problema que atinge muitas pessoas e sempre carregou junto a ele uma carga de preconceito contra os seus portadores.
Na imensa maioria dos casos de mau hálito, ele se apresenta como uma alteração fisiológica que, do ponto de vista da saúde em geral, não causa maiores danos.
É comum encontramos pessoas que sofrem do problema há 30 anos ou mais e não se queixam de nenhum outro problema de saúde. É também muito comum o portador do mau hálito não saber do seu problema. Isso ocorre devido à fadiga olfatória, que faz com que ele se acostume ao odor e não mais o perceba.
A saburra lingual é uma massa bacteriana que se adere ao dorso da língua, geralmente na região posterior. As bactérias, ao utilizarem os restos de alimentos, produzem compostos mal cheirosos. A saburra lingual está presente em mais de 90% dos casos de mau hálito.
O cigarro, a gengiva inflamada e a presença de tártaro tabém são causas comuns de mau hálito, sendo muito importante a higiene bucal bem feita e a limpeza profissional ao menos duas vezes ao ano.
Outro fator menos comum para a halitose são causas sistêmicas. Esse tipo de mau hálito pode estar relacionado a doenças hepáticas, problemas pulmonares, distúrbios intestinais, diabetes, uso de certos medicamentos e uso de drogas e devem ter acompanhamento médico específico.